Tornado: leva dois tripulantes mede 6,10 m de comprimento, pesa 140 kg e seusimbolo é representado por um T e duas linhas paralelas. O tornado passou a ser olímpico em Montreal em 1976. O Brasil conquistou a medalha de ouro na Olimpíada de Moscou, com Alex Welter e Lars Bjorkstron.
Star: leva dois tripulantes, mede 6.92m de comprimento, pesa 660 kg e seu símbolo é uma estrela. A categoria Star faz parte dos Jogos Olímpicos desde 1932 (Los Angeles). É um barco que exige muita técnica na pilotagem e é muito rápido.
Flying Dutchman: leva dois tripulantes , mede 6.05 m de comprimento pesa 165 kg e seu símbolo é representado pelas letras FD. Passou a ser olímpico em Roma, 1960.
470: leva dois tripulantes, mede 4.70 m de comprimento, pesa 115 kg e seu símbolo é o próprio número 470. A embarcação é veloz e tem três velas. Atualmente é disputado por homens e mulheres separadamente e começou nas Olimpíadas de Montreal. O Brasil conquistou a medalha de ouro na Olimpíada de Moscou, com Marcos Soares e Eduardo Penido.
Finn: leva apenas um tripulante, mede 4.50 m de comprimento, pesa 145 kg e possui apenas uma vela. Exige muito vigor físico. Seu símbolo é representado por duas linhas onduladas que indicam sua categoria.
Europa: leva um tripulante, mede 3.35 m e pesa 60 kg. O barco que começou a ser utilizado em 1962 só entrou na categoria olímpica em 1992 em Barcelona.
Lechner: leva um tripulante, mede 3.90 m e pesa 18 kg. É praticamente uma prancha de windsurf e também foi utilizado em Barcelona.
Optimist: barco do velejador iniciante, ou criança (até 12 anos), por ser bastante seguro e de fácil manejo. Tem cerca de 2 m de comprimento e 1.5 m de largura.
Laser: barco para um só tripulante, criado no Canadá. Provavelmente o barco mais popular em todo o mundo. Pesa em torno de 75 kg.
Microtonner: barco cabinado para três tripulantes e 750 kg com vela mestra, buja e balão. Tem todas as características e reações de um minibarco.
Nenhum comentário:
Postar um comentário