sábado, 3 de maio de 2014

Segurança (Corrida de Aventura)

A segurança é a principal preocupação dos organizadores das provas, é aquela que acaba diferenciando os heróis das corridas de aventura dos heróis de filmes e histórias em quadrinho. Os organizadores fazem um controle da condição física dos atletas que passam pelos PC’s. Existe sempre uma equipe médica de prontidão para essa tarefa durante toda a prova. Alem disso, os equipamentos mínimos obrigatórios são fiscalizados, de modo que nenhuma equipe saia dos postos sem eles.

Entretanto, alem das medidas de segurança adotadas pelos organizadores, é fundamental que cada participante tenha a sua segurança e a de sua equipe como prioridade.

10 dicas de quem entende do assunto

1-     Diferentemente da maioria das modalidades esportivas, o sucesso numa corrida de aventura não fica restrito a poucas variáveis, mas sim a uma grande diversidade de fatores. Uma simples bolha no pé pode tirá-lo da prova e com você sai toda a equipe. Por isso é essencial saber se dosar e saber avaliar se algum dos integrantes da sua equipe está extrapolando;

2-     Cuidar bem do equipamento também pode ser decisivo na prova. Se uma pequena peca de uma das bicicletas da equipe quebra e um dos integrantes fica impossibilitado de completar a prova, toda a equipe está desclassificada;

3-     É importante levar muitos pares de meia e calcados, pois seus pés tem de esta bem cuidados o tempo todo. Esse pesinho a mais na mochila é um grande aliado;

4-     As bolhas nos pés são causadas pela unidade e pelo atrito. Por isso, é importante usar meia fina, para que não exista atrito entre a meia e a pele do seu pé. Em cima dessa meia fina pode-se usar uma meia grossa, se necessário. Isso fica a critério de cada competidor, que sabe o que é melhor pra si. Escolha o calcado mais confortável que puder para usar na prova e tenha sempre um par reserva com você. No caso de provas longas, a bota deve ser um ou dois números maiores que o que você usa normalmente, pois é normal o pé inchar algumas horas de caminhada.

5-     É muito comum, durante as longas caminhadas, principalmente com sungas ou shorts, surgirem assaduras e esfolados na parte interna da coxa. Para prevenir esse problema, use bermudas de lycra por baixo dos shorts e também vaselina nessa região.

6-     Durante a prova você passara por diversos tipos de terrenos, e, na maior parte do tempo, esses terrenos serão variados, portanto, treinar somente em terrenos planos e academias não ajudará;

7-     Fique sempre atento à previsão do tempo e às condições climáticas da região em que será realizada a prova. Leve sempre uma capa impermeável com você, pois o problema da hipotermia é muito grave e algumas vezes difícil de ser diagnosticado. A hipotermia nada mais é que a redução de temperatura normal do corpo, que fica abaixo de 35 graus. Ela é ocasionada quando a pessoa fica muito tempo exposta a baixas temperaturas. A capa impermeável ajuda a preveni-la, mantendo a temperatura normal do corpo.

8-     Tenha certeza de levar consigo a quantidade de comida e bebida certa. É melhor ter a amis do que a menos, Lembre-se de que você estará gastando muita energia o tempo todo, or isso não passe longos períodos sem comer ou beber. Beber por exemplo, deve vir sempre antes da sede, isso porque a sede é um sintoma e que seu corpo está desidratado. No caso de quedas bruscas de temperatura, é necessário aumentar a dose de calorias ingeridas para manter a temperatura do corpo normal.

9-     É importante que todos os integrantes da equipe tenham conhecimentos de navegação e que todos acompanhem o raciocínio do navegador oficial durante toda a prova. Concentrar essa tarefa em uma só pessoa é um erro, pois quando a pessoa começa a ficar cansada tem forte chance de cometer erros. Se todos estiverem atentos à navegação, essa chance diminui;



10-  O trabalho em equipe é muito importante na corrida de aventura. Haverá momentos em que um membro da equipe poderá esta mais cansado que os demais e, nesse caso, é importante respeitar o cansaço do companheiro e a equipe toda deverá diminuir o ritmo. O mais lento é sempre aquele que dá o ritmo da sua equipe.







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