sábado, 3 de maio de 2014

TÉCNICAS UTILIZADAS NO CANYONING

Tobogã: uma das mais divertidas técnicas utilizadas. É o ato de escorregar pela rocha lisa que for propícia para a descida. É necessária uma verificação prévia da existência de lascas ou saliências contantes nas pedras, bem como avaliar a área de “pousou” – se houver refluxos ou uma correnteza perigosa o atleta pod se ver em apuros ou acabar se afogando.


Rapel: técnica de descida com cordas. Pode ser feito guiado (como um teleférico), com cordas duplas ou simples e por uma serie de outros métodos. O rapel tem sido confundido com o esporte em si, embora seja apenas uma técnica e deva ser encarado como tal.




Trekking: caminhada por dentro dos canyns que pode ser feita de varias formas: através do leito do rio, pelas margens ou por cima das pedras. Em canyons mais caudalosos (que tem água em abundancia), pode-se enfrentar londos trechos de caminhada com água até a cintura.

Natacao: quando um canyon é muito aquático, é bastante comum a travessia de grandes percursos a nado. Em alguns caso é necessário utilizar coletes flutuadores Lou até nadadeiras para enfrentar trechos mais difíceis e profundos. Nos canyons há algumas situaoces de percurso chamadas de águas vivas – quando a turbulência da água é tão grande que torna-se necessário vencer as corredeiras com outras técnicas e equipamentos. Em determinados locais pode-se ter como única opção pequenas passagens submersas, que podem ser traspostas com mascaras de mergulho.

Tirolesa: técnica de travessia ou obliqua que permite a transposição de um penhasco a outro, de uma margem a outra, de um rio a outro, etc. A tirolesa é uma técnica muito importante para resgates e salvamentos e consiste em desce como um teleférico, utilizando cordas e podias. A travessia pode ser realizada de varias maneiras.

Outras Tecnicas: para transporum canyon o esportista pode utilizar-se de outras técnicas, dependendo da situação. São elas: escalada, travessias em botes, utilização de corrimão etc.

Desescalada e Escalada: normalmente uma atividade em canyon e feita através de descidas com ou sem cordas. Em alguns lances é necessária a desescalada através de blocos de rochas, fendas ou cascatas. Em outras situações é possível utilizar técnicas de escalada esportiva para realizar uma fuga (saída rápida do canyon através de suas paredes rochosas) ou para alcançar um lance mais alto e seguro para a atividade.

Travessias em Botes: em canyons com grandes extensões aquáticas navegáveis, pode-se continuar o percurso de pequenos botes infláveis.


Nenhum comentário:

Postar um comentário